sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Altar de um Feiticeiro

O que é um altar?
   

 Altar, do latim altare ou ara (lat. class.), plataforma semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar àdivindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
No culto católico, por exemplo, é a mesa onde se celebra a missa. No protestantismo é a mesa de onde os pastores consagram e administram a Santa Ceia nos cultos. (fonte: Wikipédia)

 Como podemos entender então, o altar é um local sagrado em diversas religiões, ele é geralmente feito em um lugar plano ou uma rocha, e tem como caracteristica fundamental ser mais elevado em relação ao chão. A função do altar é servir de um lugar de ligação com as divindades, onde a pessoa recebe mais energia e concentra seus poderes nos seres divinos. Também é onde se faz sacríficios de diversas formas, dependendo da cultura, religião que se segue.
 Portanto diante ou em cima de um altar é um momento de respeito, de fóco no divino e no sobrenatural.

 Vamos tratar aqui primeiramente do altar de um feiticeiro, seguindo as culturas Wicca, descendente dos celtas. Mas vale a pena lembrar que podemos e devemos estudar os altares de várias outras culturas e como o feiticeiro é envolvido praticamente em vários ciclos religiosos, não há problema em colocar no seu altar símbolos de outras religiões.


FALANDO DO ALTAR DOS FEITICEIROS, TRADIÇÃO WICCA


 O Altar é um espaço sagrado, um cantinho pessoal de um Feiticeiro, Bruxa, Misticos em geral. Alguns praticantes têm o costume de só montar os seu altar, alguns momentos antes de praticar seus rituais de magia, afim de evitar chamar a atenção de outras pessoas, assim logo depois que terminamo ritual, guardam tudo e nem para que aconteceu nada por ali. Outros preferem montar um Altar fixo sobre uma mesa, um aparador ou cômoda, o que fica a critério de cada um. O local mais apropriado é aquele que oferece uma certa privacidade e paz.
 O Altar será seu ponto de conexão com a Deusa, seu ponto focal mágico. Será onde você realizará seus rituais, suas celebrações, seus feitiços. É importante que o altar seja, acima de tudo, um reflexo de você mesmo. Ele deverá ser construído da forma que melhor fale ao seu coração.
 Em primeiro lugar é preciso encontrar o lugar para montar o seu altar. Tradicionalmente o altar fica voltado para o Norte ou para o Leste, mas se for impossível, tente colocá-lo o mais próximo dessas direções que puder. Após encontrar o lugar, será preciso encontrar a mesa ou prateleira onde ele será efetivamente montado.
 O móvel também deverá ser purificado e consagrado. Uma vez definido o móvel, está na hora de pensar na decoração, escolha uma toalha ou forro de altar e providencie alguns castiçais.

Você pode montar seu altar como desejar, mas algumas coisas são básicas:

• Uma vela para a Deusa e uma para o Deus.
• Um item que representa cada um dos elementos.
• Um pentagrama no centro.
• Estátuas ou imagens da Deusa e do Deus.

Para representar os elementos você pode usar:

• Norte - Terra: caldeirão, cristais, pentagramas, cervos, ursos.
• Leste - Ar: Athame, sinos, incensos, penas, imagens de aves.
• Sul - Fogo: bastões, velas, estátuas de dragões.
• Oeste - Água: cálices, conchas, imagens de peixes, golfinhos ou baleias

Cálice (taça ou copo): representa o elemento água, que pode usado com água de chuva, mineral,ou dependendo do RITUAL , pode ser usado vinho. Utensílios adicionais para integrar o Altar: conchas, areia da praia, símbolo de um peixe, cisne, urso ou plantas aguaticas. Posição-oeste.

Athame (punhal): representa o elemento ar, O athame é um punhal, tradicionalmente de cabo preto e dois gumes, usado na Wicca e em algumas linhas de bruxaria. Ele é utilizado para traçar o Círculo Mágico ou emblemas mágicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espíritos. Em algumas tradições o Athame pode representar o fogo, em função da sua lamina ser forjada no fogo e absorver a energia do alemento.

Bastão Mágico (varinha): represente o elemento fogo. A Varinha (também conhecida comvareta) é um bastãfinde madeira, feitde um galhde árvore. É um instrumentcorrelacionadaoelementfogo. Na tradiçãalexandrina, ele é correlacionadaelementar. É símbolda força de vontade, e dpoder mágicdbruxque o possui. Pode ser um simples pedaço de madeira ou algo mais sofisticado e tem quase a mesma função do Athame, ou seja, direcionar energia.

Pentáculo: representa o elemento terra, também usado para consagrar ERVAS e carregar magicamente um objeto ou instrumento que precise de um dose extra de energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: pires com sal, cistrais e seixos de rio, plantas e flores, VELAmarrom, chifres ou símbolo de um cervo ou bisão. Posição-norte.
Abaixo o significado de mais alguns instrumentos que compõem o Altar:

Caldeirão: o Caldeirão de ferro tradicionalmente com três pés representa mudança, transformação, fertilidade e é tido como detentor de todos os conhecimentos do Universo. Simboliza o ventre da Deusa e é comumente utilizado no centro do Altar .Outras finalidades para o Caldeirão é que ele pode ser usado cheio de água para se trabalhar com a vidência, ou para se preparar poções.Também pode ser usado só para se misturar ou queimar ERVAS e outros ingredientes.

Vassoura (besson): é utilizada em ritos de purificação e é parente do Bastão.A VASSOURA não deve tocar no chão durante a varredura.Deve-se varrer a área desejada acima do solo, no ar, enquanto se visualiza a LIMPEZA energética do local. Colocada atrás da porta, significa proteção contra qualquer tipo de mal. Alguns Bruxos usam uma pequena no altar.

Sinos: utilizado para dar início ao ritual, mudar etapas, para marcar um momento de maior concentração e para se finalizar o ritual.

Pentagrama: representa os cinco elementos da Natureza, água, fogo, terra, AR e o espírito. Significa entre tantas outras coisas o contato do homem com a Natureza.

Livro Mágicos (Grimório, Livro das Sombras, Diário Mágico): funciona como um diário Mágico onde o Bruxo anota todos os seus feitiços e prováveis resultados, sonhos, rituais, anotações em geral e todo tipo de informação que ele julgue importante.

Roupa: vestir-se é opcional para vários Bruxos.Alguns trabalham "vestidos de céu" (nus) alegandoque as vestimentas atrapalham a energia de circular de forma correta pelo seus corpos.Outros preferem túnicas e mantos em suas cerimônias, normalmente só dedicados a esses usos.O uso ounão de roupa é muito pessoal portanto o melhor a se fazer é trabalhar magicamente como você se sentir melhor.

Bolline (foice): Tradicional faca de cabo branco usada para colher ERVAS e afins. Ele é um instrumento opcional visto que muitos Bruxos usam o ATHAME para essa função.

 Outros instrumentos utilizados também no altar são: cristais, ervas, flores, espada, etc.

 Por fim, vale lembrar que os bruxos não emprestam seus instrumentos mágicos, uma vez que são de uso pessoal e devem ser, após consagrados, guardados em local seguro, para que outras não tenham acesso.


EXERCÍCIOS MAGÍCOS:


*Pesquise na internet sobre alguns altares de outras religiões, pode ser através de textos e fotos e comente em quantas linhas quiser e da maneira que quiser o que você entendeu e percebeu.

*Pesquise na internet ou livros sobre as palavras relativas ao universo magico, que foram usadas nessa aula e que você não entendeu.

*Escolha um local reservado e comece a montar o seu altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário