terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Valores Na Magia

ValoreS

 Nessa aula vamos entender o conceito de valor, pois na magia trabalhamos muito com os valores e sua importância em diferentes culturas, guardem essas explicações em seu coração e jamais esqueçam delas em suas vidas...

 Vamos fazer uma breve explicação:


 A palavra valor é normalmente atribuída a quantidadedinheiro e qualidade. Isso não está errado, mas também devemos levar em consideração as questões filosóficas.
Você já deve ter ouvido alguém dizer assim: "Ninguém me da valor..." ou "As pessoas só dão valor as coisas, depois que as perdem..." Sabemos que isso não significa sempre dar um valor em dinheiro, mas sim, uma espécie de valor sentimental. E como sabemos, as pessoas e os grupos de pessoas, sentem as coisas de forma diferente e por isso cada uma da o valor de uma forma diferente.
 Esses valores são atribuídos de acordo com as experiencias que as pessoas vivem. Por exemplo: Quem já passou por uma experiencia de morte, com certeza da muito mais valor a vida, do que quem ainda não passou. E quem já passou fome, da muito mais valor a comida, do que quem ainda não passou.
 A questão dos valores muitas vezes não é culpa dos seres humanos, mas sim das coisas que ocorreram em suas vidas, das adversidades pelos quais são submetidos.

 Vamos para mais um exemplo:

 Imagine que um jovem mago foi até uma loja de magia comprar um livro de capa de couro e quando ele pergunta pelo preço, o vendedor diz:

- Ele custa dez moedas de ouro.
 Então o mago protesta, pois acha o valor do livro muito caro e exagerado.
- Esse livro não vale tudo isso!

- Para mim vale - Responde o vendedor - Eu tive um grande trabalho ao preparar-lo.- Pois se ele foi feito a mão, deve valor isso mesmo. Queira me perdoar. Eu vou compra-lo pelas dez moedas de ouro.


 Percebam que a princípio a ideia de valor é diferente para as pessoas, cada uma acha que as coisas tem uma valia diferente. E os valores são atribuidos as coisas, por diferentes classificações e motivos. Por exemplo: Só sabe o valor de uma peça de roupa bem feita, quem participou da elaboração da roupa. Só sabe o valor de uma casa limpa, quem fez a limpeza da casa, só sabe o valor de um jardim bem florido, quem plantou as flores e cuidou dela.

 Perceba também que, o mago, quando foi informado de que o livro foi feito a mão, mudou de ideia quanto ao valor do livro. Isso aconteceu porque o mago certamente já sabia que a confecção de um livro de capa de couro é bem complexa, se o mago não soubesse disso, ele ainda continuaria achando o valor do livro caro. Sendo assim é possível fazer uma pessoa mudar de valores, a esse ato, chamamos: MUDANÇA DE VALORES ou até MUDANÇA DE CONCEITO. Vamos estudar isso depois.

 
Um pouco mais sobre o assunto

 Quando falamos de valor, não falamos apenas de preço, isso implica classificar por grau de importância, as coisas que mais consideramos. Por exemplo: Eu considero uma pessoa intelectual e estudada muito importante, logo eu dou muito valor aos estudos e reconheço o esforço que essa pessoa teve para adquirir sabedoria. É importante reconhecermos os valores das pessoas, a importância do que elas fazem.
 
 As sociedades, os grupos, também se dividem pelo o que dão mais valor. Por exemplo, as pessoas que moram na floresta e nas matas, os índios, não dão tanto valor para roupas e para as tecnologias virtuais. Já as pessoas da cidade já se interessam muito por roupas, moda e tecnologias novas.
 Essa ideia de valor é muito cultural. A pessoa aprende dar valor as coisas desde pequena, tudo de acordo com a sociedade em que vive. Por isso é importante respeitar as outras culturas, pois as coisas que eles fazem tem muito valor para eles.
 
Mudança de Valores

 Nós seres humanos, damos valores para coisas diferentes em determinadas fazes da nossa vida, como quando eramos crianças, dávamos valor para as brincadeiras, depois viramos jovens e as brincadeiras infantis perdem seu grande valor e começamos a dar valor para coisas mais sérias e complexas. Ou seja, nós mudamos de valor em muitos momentos da vida.
 Você certamente já ouviu alguém dizer: "Eu não quero mais saber de nada! Que tudo isso se exploda!..." Isso quer dizer que essa pessoa, não quer mais dar valor a nada, para ela tanto faz o que vai acontecer. Sugere que ela está cansada de tanto dar valor e talvez não ver um retorno, e não ter retorno é uma das grandes causas da troca de valor, o ser humano gosta de ter um retorno a respeito das coisas que valoriza.
 O que também muda o valor das pessoas são as influencias, como a influencia dos amigos, de livros, músicas, meio social, enfim. Por isso se diz que, quem lê, sempre muda seus valores para melhor, pois está sempre conhecendo mais, abrindo sua mente para novas realidades e valorizando mais as coisas. Pois só conseguimos valorizar o que conhecemos bem.
 Além disso tudo ainda temos as próprias experiencias das pessoas, que as fazem mudar de valor frequentemente. Por exemplo: Uma jovem aprendiz de feiticeira que nunca havia sentido frio na pele antes, nunca havia dado importância para para pobres pessoas que andavam nas ruas em dias frios, todos tremendo até os dentes. Mas certa vez quando um duende travesso escondeu suas roupas, a feiticeira sentiu na pele o frio escruciante e entendeu porque aqueles pessoas que ela via na rua, tremiam tanto. Então se deticou, com a ajuda de algumas mulheres a preparar blusas de lã e juntou entre a comunidade, cobertores, para cobrir as pessoas. Jurou para si mesma, que sempre que visse alguém tremendo de frio, iria ajudar a ficar quentinho e confortavel.


TROCA DE VALORES

 A troca de valores, acontece quando alguém lhe passa e transmite seus valores e você também pode transmitir ou não os seus valores para a pessoa também. Essa troca de valores acontece por meio de influencia também, como foi dito anteriormente. Quando você nasce em uma sociedade, os valores de seus pais e antepassados são ensinados a você. Você aprende a dar valor nas coisas que eles dão valor, isso é uma herança cultural, mas quando a pessoa cresce é necessário que busque seus próprios valores, coisa que nem todo grupo social permite, então criam coisas, e inventam histórias, para as pessoas nunca se afastarem de seus valores de origem. O que é muito perigoso, pois não conhecer o que é valorizado por outras pessoas, é se limitar e deixar de se misturar e viver.
 Os valores são trocados através de comunicação, como em conversas, textos, músicas, enfim. Esses meios de comunicação onde as pessoas interagem, faz perceber que há formas diferentes de ver o mundo utilizar e valorizar as coisas e tudo mais.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE E INTERESSANTE

 O contrário de dar VALOR seria o desprezo, o esquecimento, a antipatia. Pois é como quando você parece nem ver a coisa. A coisa está sempre lá, sempre esteve, mas se você não der valor a ela, não percebe-la, ela nunca vai existir, e nunca significará nada para você.

E todo sentimento que nós sentimos, implica em valor. Até mesmo o ódio, pois quando sentimos ódio, ou raiva de algo, é porque estamos dando um valor negativo para aquela coisa, e reconhecemos que aquela coisa existe e nos importamos tanto com ela, a ponto de odiá-la ou ama-la, dependendo do sentimento.

Leia agora o conceito mais filosófico disso tudo que eu expliquei, retirado do WIKIPÉDIA:

O conceito de valor tem sido investigado e conceituado em diferentes áreas do conhecimento. A abordagem filosófica descreve-o como nem totalmente subjetivo, nem totalmente objetivo, mas como algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto. Os valores são as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduos, classe ou sociedade. Nas ciências econômicas, a noção de valor tem uma interpretação predominantemente material. Smith propõe a analise de valor como a habilidade intrínseca de um produto oferecer alguma utilidade funcional. Já no conceito moderno, dado pelo marketing, isto é uma função dos atributos dadon hjbihs ao produto ou ao conjunto formado por ele e que o envolve, quando necessitamos obter-lo.
Na visão da sociologia, embora a sociologia não seja uma ciência valorativa,ela reconhece os valores como fatos sociais. No campo de análise, os valores podem surgir como um estatuto fundamental na explicação da estabilidade e coerênciadas sociedades ou das mudanças sociais ( Max Weber, T. Parsons ) ou podem surgir como “fenômenos reflexos” das infra-estruturas da sociedade. O valor exprime uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, em as satisfazer. É na apreciação desta relação que se explica a existência de uma hierarquia de valores, segundo a urgência/prioridade das necessidades e a capacidade dos mesmos objetos para as satisfazerem, diferenciadas no espaço e no tempo.
Reconhecer um certo aspecto das coisas como um valor, consiste em hierarquiza-los para tê-los em conta na tomada de decisões, ou, por outras palavras, em estar inclinado a usá-los como um dos elementos a ter em consideração na escolha e na orientação que damos às decisões sobre nós próprios e aos outros. Há os que vêem os valores como subjetivos e consideram esta situação em termos de uma posição pessoal, adotada como uma espécie de escolha (desejo) e imune ao argumento racional.
Os que concebem os valores como algo objetivo supõem que, por alguma razão – exigências da racionalidade, da natureza humana, de Deus, de outra autoridade ou necessidade - a escolha possa ser orientada e corrigida a partir de um ponto de vista independente. Os valores fornecem o alicerce oculto dos conhecimentose das práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciênciahumana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios e propósitos valiosos e objetiva fins grandiosos.
 Exercícios Mágicos:

 Faça uma pesquisa sobre você mesmo e escreva em seu diário sobre as coisas que você mais valoriza em sua vida nesse momento:
VIDA / FAMÍLIA / DINHEIRO / TRABALHO / ESTUDO... EFIM, reflita e escreva sobre seus valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário