sábado, 10 de janeiro de 2015

*Ética, Moral e Leis*

 ***Ética é uma palavra grega, que traduzindo para o popular significa caráter, ou seja, aquilo que vem de nós. A ética surge de acordo com nossas crenças mais profundas, da nossa visão do mundo, dos nossos costumes, da nossa percepção de certo e errado. É algo que desenvolvemos dentro do nosso interior, de acordo com as nossas experiências de vida. Por isso, quando alguém diz que certa pessoa é mau caráter, é justamente porque essa pessoa segue um linha ética, considerada ruim.

***A moral, são regras de costumes que outras pessoas nos impõe, afirmando que é a maneira certa de agir e pensar. Mas as vezes a moral de outra pessoa, não vai de acordo com o nosso senso ético, a moral serve para ditar costumes e formas de pensamentos de um certo grupo. Ou seja, algumas pessoas podem compartilhar a ideia de que é bom casar antes dos 16 anos, essa é a moral desse grupo de pessoas. Então alguém que simplesmente não queira se casar antes dos 16 anos ou que não queira se casar, pode ser considerado imoral.

*** Leis, são regras criadas pelos governantes dos grupos e obrigatória a todos, para que aja uma organização na sociedade e para que ela funcione. As leis são criadas muitas vezes baseadas na moral, porém nem sempre as pessoas consideradas imorais são julgadas perante a lei. Por exemplo: em alguns grupos é considerado imoral ter relações sexuais antes do casamento, porém aqui no BRASIL, ninguém vai preso só porque teve vontade de transar antes de casar, mas em alguns lugares é obrigatório se casar depois de transar com a pessoa. Então as leis são pensadas e analisadas com muito cuidado antes de serem impostas, afinal existem países com leis tão malucas, que dá até medo.

 Para isso veja um vídeo bem legal:



 Então como sabemos, não importa ao certo se baseamos nossos comportamentos em ÉTICA, MORAL ou LEIS. Afinal tem pessoas que tem um senso ético ótimo, integro e outras que tem um péssimo caráter. Existem grupos com uma moral que pode ajudar as pessoas evoluírem ou regredirem, Assim como as leis podem ajudar ou escravizar.
 A razão disso tudo é entender, que independente da filosofia que seguimos, devemos mesmo usar nossos princípios da melhor maneira possível e aqui acredito que devemos usar isso para o BEM, para construção de laços de comunhão, integridade, crescimento positivo e boas transformações no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário